Psiquiatria

Prevenção e controle da Saúde Mental com a Psiquiatria

     A Psiquiatria é especialidade médica que cuida da saúde mental.

  Apesar dos preconceitos que envolvem a área, os tratamentos psiquiátricos são recomendados para vários casos, inclusive, para a prevenção, quando há predisposição genética ou após eventos traumáticos.

   O médico psiquiatra é responsável por realizar o diagnóstico e indicar o uso de medicações, assim como também, determinadas atividades ocupacionais, a fim de garantir a reabilitação e bem-estar psíquico do paciente.

Quais são as principais doenças psiquiátricas?

     Sejam elas de caráter funcional ou comportamental, as doenças psiquiátricas mais comuns podem gerar sofrimento e incapacidade social.

     As causas são variadas, entretanto, os profissionais destacam alguns fatores como a predisposição genética, alterações químicas cerebrais, alterações ambientais, traumas, inclusive, abuso de drogas.

     Entre os principais transtornos mentais estão:

     – Depressão
     – Transtorno Bipolar
     – Transtornos Dissociativos
     – Ansiedade
     – Transtorno alimentar
     – Transtorno do sono
     – TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
     – Pânico
     – Transtorno sexual
     – Autismo
     – Esquizofrenia

     Como é feito o diagnóstico psiquiátrico?

O diagnóstico psiquiátrico pode ser feito após diálogo, exames, testes clínicos e neurológicos.

O histórico médico do paciente também deve ser considerado, a fim de que o psiquiatra indique um tratamento efetivo.

Dentre os tipos de tratamento, além da indicação do uso de determinados medicamentos, o psiquiatra também pode associar atividades ocupacionais, como a realização de exercícios físicos, psicoterapia e eletroconvulsoterapia.

Quando procurar um médico psiquiatra?

Ao apresentar sentimentos de angústia, tristeza, ansiedade constante, dificuldade para dormir, perda de memória, mudanças repentinas de humor, falta de concentração e dificuldade para realizar tarefas cotidianas; recomenda-se uma avaliação psiquiátrica.

A superação de vícios, como o Tabagismo ou alcoolismo, por exemplo, também pode ser lidada com acompanhamento do médico psiquiatra.

Na clínica Confiamed, além de garantir um atendimento psiquiátrico de qualidade, você também aproveita das vantagens da acessibilidade, tanto no valor, quanto na celeridade do atendimento.

Lembre-se, muitas doenças mentais podem se tornar irreversíveis, caso o tratamento seja iniciado tardiamente, por isso, não deixe de buscar ajuda médica o quantos antes!

AGENDE SUA CONSULTA AGORA MESMO

Atendimento online
Atendimento Online
Olá, podemos ajudar ?