Nutrologia

Nutrologia, a alimentação em prol da sua saúde

     A Nutrologia, ou nutrição clínica, é uma especialidade médica que analisa a atuação de determinados alimentos no organismo, inclusive, o diagnóstico e tratamento dos distúrbios causados pela falta ou excesso desses nutrientes.

     Além de fazer esse diagnóstico, o nutrólogo garante também a prevenção e tratamento de várias doenças relacionadas ao comportamento alimentar, ao identificar possíveis erros nos hábitos cotidianos.

   Entre os tratamentos desta especialidade pode haver a prescrição de medicamentos, suplementos, além de planos alimentares individuais para vários tipos de enfermidade.

Conheça as principais patologias tratadas pela nutrologia clínica

     Os distúrbios de nutrientes ocasionam várias patologias, as mais comuns são:

     – Obesidade
     – Desnutrição
     – Sarcopenia
     – Osteopenia
     – Osteoporose
     – Transtorno alimentares (Anorexia, bulimia, vigorexia, ortorexia)
     – Diabetes Mellitus tipo 2
     – Alergias
     – Intolerâncias
     – Anemias
     – Intoxicação crônica por metais
     – Constipação intestinal
     – Diarreia crônica

     Além disso, o nutrólogo também garante o acompanhamento pré e pós- cirurgia bariátrica, orientações nutrológicas para ganho de massa magra, nefropatas, hepatopatas, pneumopatas e cardiopatas.

Diferença do Nutrólogo X Nutricionista

     Apesar de ambos trabalharem em comunhão, baseados no poder da nutrição para uma melhor qualidade de vida, as duas profissões são extremamente diferentes.

     A começar pela formação, o nutróloga é um medico com especialidade em nutrição clínica, enquanto o nutricionista é graduado em nutrição.

    Os nutrólogos são capacitados para descobrir os problemas que podem causar o ganho ou a perda de peso, entre as outras patologias citadas mais acima. Através desta análise, irá propor um tratamento adequado de acordo com o que está acontecendo com o organismo deste paciente.

    Eles também têm condições de medicar, solicitar exames específicos e encaminhar para outras especialidades.

    Já o nutricionista tem um conhecimento mais específico sobre os alimentos, elaborando cardápios exclusivos, a fim de adequar as deficiências indicadas pela avaliação com o nutrólogo. Sendo assim, as duas áreas podem se complementar em uma estratégia eficiente para a solução de determinada deficiência alimentar do paciente.

Diferença do Nutrólogo X Nutricionista

     Na Confiamed, Clínica Médica com diversas especialidades e valores acessíveis, você garante sua avaliação de nutrição clínica, a fim de tratar ou prevenir distúrbios causados pelo seu tipo de alimentação.

     Não se esqueça! A nutrição está diretamente ligada com a qualidade de vida e saúde, podendo ser responsável pelo surgimento de várias doenças, assim como a cura.

     Conte com a Confiamed na hora de realizar sua consulta com nutrólogo, de maneira rápida, eficiente e econômica!

AGENDE SUA CONSULTA AGORA MESMO

Atendimento online
Atendimento Online
Olá, podemos ajudar ?