Conheça a área de atuação do otorrinolaringologista

Muitos chamam o otorrinolaringologista, de otorrino. Isso não é errado, pois consiste em uma abreviatura. O nome desse médico é oriundo da junção de três palavras gregas orelha (oto), nariz (rino) e garganta (laringe), por isso ele é um médico especialista no cuidado do nariz, dos ouvidos e da garganta.

No entanto, nos últimos anos, os estudos expandiram e agora, o otorrino também pode cuidar da cabeça e do pescoço dos seus pacientes

As pessoas costumam buscar esse profissional quando sofrem com obstrução nasal, dor de cabeça (cefaléia), dor na face, secreção nasal, sangramento nasal (epistaxe), dificuldade auditiva/surdez, zumbido, tontura, secreção no ouvido (otorréia), sangramento no ouvido (otorragia), dor de ouvido (otalgia), dor de garganta, rouquidão (disfonia) e roncos.

O tratamento correto só acontece, após a pessoa ter sido submetida ao diagnóstico realizado por um especialista. Os sintomas e os sinais aparecem, por isso eles devem ser relatos ao profissional, porém em alguns casos, ele ainda solicitará alguns exames para tratar a situação da melhor maneira possível.

Principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista

As pessoas recorrem a ajuda de um otorrinolaringologista quando estão sofrendo com: rinites, sinusites, desvio do septo nasal, polipose nasal, distúrbios do sono (apnéia), diminuição da acuidade auditiva/surdez, otites, amigdalite/faringite, paralisia facial, distúrbios da deglutição, alterações das pregas vocais e distúrbios do labirinto.

Procedimentos comuns realizados pelos otorrinos

O médico está habilitado a realizar diferentes procedimentos devido a gama de doenças que eles estão aptos para tratar. Há procedimentos de baixa complexidade, media e alta que passa desde uma reconstrução intrincada reconstrução microvascular até a realização de uma cirurgia no pescoço.

Sendo assim, os procedimentos que os otorrinos podem realizar são: Blefaroplastia, Cirurgia endoscópica do seio, Excisão e biópsia, Cirurgia plástica facial, Colocação do tubo de equalização de mingotomia e pressão (PE), Dissecção do pescoço, Septoplastia, Cirurgia para ronco ou apneia obstrutiva do sono (OSA), Cirurgia de tireóide, Amigdalectomia e / ou adenoidectomia, Traqueostomia e Tympanoplastia

Quanto mais se especializam, diminui a necessidade de indicar seus pacientes para outros profissionais. Por isso, eles podem cuidar de distúrbios que aparecem nas orelhas, no nariz, garganta e nas estruturas que compreendem a cabeça e o pescoço.

Otorrinolaringologista tem na Confiamed

Precisando de um atendimento especializado realizado por um médico otorrinolaringologista? Então, venha contar com a ajuda da Confiamed. Oferecemos preços acessíveis, atendimento ágil e profissionais de alto nível.

Como estamos inseridos no setor de clínica popular, atendemos a toda a população de São Paulo e assim as pessoas não precisam ficar esperando uma consulta por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento online
Atendimento Online
Olá, podemos ajudar ?